Além de prevenir e auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de intestino, a colonoscopia é um exame indicado para a detecção de diversas doenças e problemas relacionados ao trato gastrointestinal.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), nos anos de 2018 e 2019, foram identificados cerca de 20 mil novos casos de câncer no intestino, o que evidencia o quanto é importante a realização do exame de colonoscopia.
Quer saber mais sobre o assunto e sobre como funciona esse tipo de exame? Então acompanhe o texto!
O que é o exame de colonoscopia?
O exame de colonoscopia consiste na avaliação do interior do intestino grosso (cólon) e do reto, com a finalidade de detectar possíveis doenças ou problemas nessas regiões. Além disso, nesse tipo de exame é possível identificar a presença de pólipos intestinais.
Esse exame ainda auxilia a descobrir o que pode estar causando sintomas como: sangue nas fezes, diarreias, perda de peso sem motivo aparente, dores crônicas no abdômen, etc.
Como funciona o exame?
Durante o exame, todo o intestino grosso e o reto são vistos através de um tubo flexível com uma microcâmera.
Antes do início do exame, há um preparo minucioso de limpeza do cólon, o qual consiste no uso de laxantes e bastante ingestão de água. Em seguida, o profissional responsável aplica uma sedação no paciente, para que o mesmo durma durante todo o procedimento.
A partir daí, o médico introduz o colonoscópio (tubo) no reto do paciente e através da câmera analisa se há alguma alteração na mucosa ou intestino. As imagens são transmitidas em um monitor, facilitando a visualização durante o procedimento.
Em casos de serem identificadas lesões ou alterações, o médico poderá colher o material para biópsia.
Quanto tempo dura o exame?
O exame não costuma causar dores e não tem a necessidade de internação, sendo o paciente liberado cerca de 1 a 2 horas após o procedimento. O exame dura cerca de 30 a 45 minutos.
Como se preparar para o exame de colonoscopia?
Algumas recomendações são repassadas ao paciente alguns dias antes da realização do exame. O principal objetivo é limpar totalmente o intestino, para que se possa ver bem o interior do órgão. Algumas das principais recomendações incluem:
- adotar uma dieta leve (não consumir alimentos gordurosos, sólidos e “pesados”, como carnes vermelhas);
- ingerir bastante água;
- não ingerir bebida alcoólica um dia antes do exame;
- tomar os laxantes ou medicamentos receitados pelo médico.
Quando fazer uma colonoscopia?
Como já citado anteriormente, o exame é feito para diagnosticar patologias gastrointestinais, câncer ou a presença de pólipos intestinais.
No entanto, também é indicado para pessoas a partir dos 50 anos de idade, mesmo sem a presença de sintomas aparentes. Isso porque é a partir dessa idade que o câncer ou demais doenças podem surgir.
Também é recomendado que o exame seja feito com maior frequência em casos de histórico familiar de câncer, a fim de realizar um diagnóstico precoce ou detectar a doença em estágio inicial.
Em casos de sintomas de doença inflamatória intestinal (DII) ou sangue nas fezes (incluir aqui o blog sobre o assunto quando for publicado), também é recomendado que seja feita a colonoscopia.
O exame pode causar complicações?
A colonoscopia é um exame seguro e que raramente apresenta complicações. No entanto, segundo a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), em casos de extração de pólipos de grande dimensão, por exemplo, podem haver algumas complicações, tais como:
- náuseas, vômitos e dor abdominal na preparação intestinal;
- hemorragia após a remoção de pólipos ou na realização de biópsias;
- perfuração ou laceração do cólon.
Contra-indicações
O exame de colonoscopia não é indicado em alguns casos específicos, tais como:
- cirurgia abdominal recente;
- suspeita de diverticulite ou perfuração do cólon;
- dificuldade respiratória;
- gravidez;
- arritmias ou insuficiência cardíaca.
Dessa forma, assim que forem notados sintomas, é fundamental realizar o exame de colonoscopia, afinal, quanto mais cedo forem identificadas determinadas patologias ou doenças, maiores as chances de cura ou de sucesso no tratamento.
Conte com a Dagostin
Precisa de ajuda? Conte com a equipe de profissionais da Clínica Dagostin.
Os nossos especialistas possuem grande experiência na realização do exame de colonoscopia.
A Clínica Dagostin: Desde 2016, cuidando da sua saúde gastrointestinal.
Entre em contato conosco, clicando aqui e agende uma consulta.