Colonoscopia: saiba como funciona o exame



Além de prevenir e auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de intestino, a colonoscopia é um exame indicado para a detecção de diversas doenças e problemas relacionados ao trato gastrointestinal.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), nos anos de 2018 e 2019, foram identificados cerca de 20 mil novos casos de câncer no intestino, o que evidencia o quanto é importante a realização do exame de colonoscopia.

Quer saber mais sobre o assunto e sobre como funciona esse tipo de exame? Então acompanhe o texto!

O que é o exame de colonoscopia?

O exame de colonoscopia consiste na avaliação do interior do intestino grosso (cólon) e do reto, com a finalidade de detectar possíveis doenças ou problemas nessas regiões. Além disso, nesse tipo de exame é possível identificar a presença de pólipos intestinais.

Esse exame ainda auxilia a descobrir o que pode estar causando sintomas como: sangue nas fezes, diarreias, perda de peso sem motivo aparente, dores crônicas no abdômen, etc. 

Como funciona o exame?

Durante o exame, todo o intestino grosso e o reto são vistos através de um tubo flexível com uma microcâmera.

Antes do início do exame, há um preparo minucioso de limpeza do cólon, o qual consiste no uso de laxantes e bastante ingestão de água. Em seguida, o profissional responsável aplica uma sedação no paciente, para que o mesmo durma durante todo o procedimento.

A partir daí, o médico introduz o colonoscópio (tubo) no reto do paciente e através da câmera analisa se há alguma alteração na mucosa ou intestino. As imagens são transmitidas em um monitor, facilitando a visualização durante o procedimento.

Em casos de serem identificadas lesões ou alterações, o médico poderá colher o material para biópsia.

Quanto tempo dura o exame?

O exame não costuma causar dores e não tem a necessidade de internação, sendo o paciente liberado cerca de 1 a 2 horas após o procedimento. O exame dura cerca de 30 a 45 minutos.

Como se preparar para o exame de colonoscopia?

Algumas recomendações são repassadas ao paciente alguns dias antes da realização do exame. O principal objetivo é limpar totalmente o intestino, para que se possa ver bem o interior do órgão. Algumas das principais recomendações incluem:

  • adotar uma dieta leve (não consumir alimentos gordurosos, sólidos e “pesados”, como carnes vermelhas);
  • ingerir bastante água;
  • não ingerir bebida alcoólica um dia antes do exame;
  • tomar os laxantes ou medicamentos receitados pelo médico.

Quando fazer uma colonoscopia?

Como já citado anteriormente, o exame é feito para diagnosticar patologias gastrointestinais, câncer ou a presença de pólipos intestinais.

No entanto, também é indicado para pessoas a partir dos 50 anos de idade, mesmo sem a presença de sintomas aparentes. Isso porque é a partir dessa idade que o câncer ou demais doenças podem surgir.

Também é recomendado que o exame seja feito com maior frequência em casos de histórico familiar de câncer, a fim de realizar um diagnóstico precoce ou detectar a doença em estágio inicial.

Em casos de sintomas de doença inflamatória intestinal (DII) ou sangue nas fezes (incluir aqui o blog sobre o assunto quando for publicado), também é recomendado que seja feita a colonoscopia.

O exame pode causar complicações?

A colonoscopia é um exame seguro e que raramente apresenta complicações. No entanto, segundo a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), em casos de extração de pólipos de grande dimensão, por exemplo, podem haver algumas complicações, tais como:

  • náuseas, vômitos e dor abdominal na preparação intestinal;
  • hemorragia após a remoção de pólipos ou na realização de biópsias;
  • perfuração ou laceração do cólon.

Contra-indicações

O exame de colonoscopia não é indicado em alguns casos específicos, tais como:

  • cirurgia abdominal recente;
  • suspeita de diverticulite ou perfuração do cólon;
  • dificuldade respiratória;
  • gravidez;
  • arritmias ou insuficiência cardíaca.

Dessa forma, assim que forem notados sintomas, é fundamental realizar o exame de colonoscopia, afinal, quanto mais cedo forem identificadas determinadas patologias ou doenças, maiores as chances de cura ou de sucesso no tratamento.

Conte com a Dagostin

Precisa de ajuda? Conte com a equipe de profissionais da Clínica Dagostin.

Os nossos especialistas possuem grande experiência na realização do exame de colonoscopia. 

A Clínica Dagostin: Desde 2016, cuidando da sua saúde gastrointestinal.

Entre em contato conosco, clicando aqui e agende uma consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *